Posse Responsável Parte 1

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009




Abandono

As estimativas da quantidade de animais abandonados nas ruas são pouco precisas e não oficiais. Muitos desses bichos ainda são filhotes e, por mais incrível que possa parecer, boa parcela desses animais são de raça.
Os motivos alegados por aqueles que abandonam um animal são os mais diversos e banais, mostrando que o abandono é resultado de uma compra ou adoção despreparada, movida por impulso. Muitas pessoas acham que bicho é um objeto descartável, ignoram sua vida e seus sentimentos.

Os motivos mais citados em relação ao animal:
- suja a casa, solta pêlo;
- cresceu muito;
- ficou velho, doente ou prenhe;
- é muito ativo ou requer muita atenção, late ou mia muito;
- urinou ou defecou fora do lugar;
- quebrou ou danificou algum objeto;
- não se adapta com outros bichos;
- é fujão;
- não é amistoso, mordeu ou unhou alguém, é agressivo com pessoas; - é desobediente etc..

Os motivos mais citados em relação à família:
-a criança enjoou do bicho;
- doença na família;
- separação;
- gravidez;
- mudança de endereço;
- viagens;
- festas;
- falta de tempo;
- despesas etc.

Tanto o cão quanto o gato sofrem igualmente quando estão abandonados. Ambos são vítimas de atropelamentos, espancamentos e mutilações. Passam fome, sede e frio além de serem assassinados nas ruas e/ou nas carrocinhas. O abandono de animais é um ato criminoso e cruel. Mudar esse quadro depende da ação de cada um de nós. Como cidadãos, que respeitam a vida, temos o dever de zelar e cuidar desses animais. E isso começa com a esterilização dos cães e gatos que convivem conosco. O abandono pode ser evitado com a conscientização da população e pela vigilância das forças policiais. A esterilização de animais domésticos, associada à adoção, é fundamental para controlar a natalidade e banir o extermínio nas carrocinhas. Campanhas educativas podem evitar os maus-tratos, mas quem mata ou machuca animais precisa ser punido.

Fonte: PEA


2 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu blog!! Me indicaram na comunidade sos vida animal pq estou tentando doar duas gatinhas que moram na minha rua(o dono faleceu).

Parabéns!!!!

dcamila@gmail.com

Anônimo disse...

oi Parabens pelo seu blog, ele é como vc delicioso

Related Posts with Thumbnails

  © Blogger templates Newspaper by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP